sábado, 22 de novembro de 2008

gruta


COMO SE FORMAM AS GRUTAS?

Dum modo geral, os calcários ostentam uma densa rede de fendas, por vezes microscópicas, a que é comum dar-se o nome de diaclases.
A origem dessas diaclases tanto pode estar relacionada com processos diagenéticos como com processos tectónicos. Os fenómenos diagenéticos têm a ver com a própria formação da rocha por consolidação (perda de água) da lama carbonatada inicial. Quem nunca reparou nas fendas que se formam na lama quando esta seca?!! Os fenómenos tectónicos têm a ver com a actuação de esforços compressivos ou distensivos locais actuantes sobre as rochas, levando à sua fracturação, e que estão relacionados com os fenómenos globais de movimentação das placas tectónicas.Não fosse a comum existência dessa rede de fracturas, os calcários seriam rochas batante impermeáveis. É a circulação da água da chuva por essas diaclases que leva ao seu progressivo alargamento, dando origem a formas de relevo características das regiões calcárias: o Relevo ou Modelado Cársico.
Essas formas de relevo variam de local para local visto dependerem de numerosos factores, entre os quais se pode assinalar o tipo de calcário, o tipo e geometria da rede de diaclases, a disposição das bancadas de calcário, etc..


COMO É QUE A ÁGUA DA CHUVA ALARGA AS DIACLASES DOS CALCÁRIOS?

Ao cair, a água da chuva (H2O) dissolve o dióxido de carbono (CO2) existente na atmosfera, donde resulta a formação dum ácido fraco - o ácido carbónico (H2CO3) - que lhe confere uma ligeira acidez. Essa acidez é intensificada quando, ao circular pelo solo, a água dissolve os ácidos orgânicos aí existentes.
Ora, os calcários são rochas fundamentalmente constituídas por um mineral a que se dá o nome de calcite (carbonato de cálcio: CaCO3). Sendo este mineral facilmente atacado pelos ácidos, dissolvendo-se, nos calcários, quando em contacto com as águas ácidas que neles circulam pelas diaclases, ocorre uma reacção química característica, conhecida por carbonatação, da qual resulta bicarbonato de cálcio dissolvido na água. A lenta mas contínua circulação das águas pelas diaclases leva à dissolução do calcário.

Nenhum comentário: