sexta-feira, 21 de novembro de 2008

giraçao


As exigências dos Técnicos de Arte Floral e do consumidor requintado não se resumem às flores mais tradicionais e mais divulgadas; daí que o Floricultor deva apresentar novas espécies, como culturas alternativas, que o façam estar na vanguarda do conhecimento e da oferta.O girassol como flor de corte, Hellianthus annuus, oferece-nos lindas tonalidades de flor, que tão bem harmonizam com outras espécies e com folhagens.O girassol é originário do Oeste da América do norte, onde os nativos utilizavam as sementes na alimentação e com fins medicinais, extraindo o óleo e a tinta de algumas variedades (Heiser, 1974).Foi introduzido na Europa pelos espanhóis, no séc. XVI; começou por ser utilizado como planta ornamental e só mais tarde com outros fins.O Hellianthus annuus é uma planta herbácea e anual, dicotiledónea e pertence à família das Compostas.A raiz do Hellianthus é aprumada, mas com fraco poder de penetração. Dependendo do estado hídrico do solo, surgem numerosas raízes laterais a partir da principal, que povoam facilmente as primeiras camadas de solo e depois se estendem em profundidade. Se o solo se mantiver num estado hídrico constante e adequado, formam-se raízes adventícias que exploram alguns nutrientes existentes na camada superior do solo, dando a ilusão de ser uma raiz fasciculada.O caule é erecto e herbáceo, pubescente, de cor verde claro e exigente em elevado teor de potássio .A folha é grande e rugosa, com nervuras salientes. As primeiras folhas são opostas e a partir do 3º ou 4º nó, são alternas.A inflorescência é um capítulo, de flores sésseis, reunidas num receptaculo comum, rodeada por um invólucro de brácteas. Apresenta dois tipos de flores: liguladas e tubulosas. As flores liguladas são assexuadas e estéreis; as flores tubolosas são hermafroditas.A fecundação é sobretudo cruzada ou entomófila. A descoberta de um gene de androesterilidade citoplásmica permitiu a criação de híbridos sem pólen, o que permite a sua utilização em Floricultura.O heliotropismo (movimento de rotação acompanhando os raios solares), nas folhas e capítulos mais jovens, é devido à acumulação de auxinas na parte da planta oposta ao sol (Vrânceanu, 1977).


Exigências edafo-climáticas

A luz é o principal factor de acção directa na floração, uma vez que existem variedades de girassol de "dia longo" e de "dia curto".As variedades de dia longo fazem a diferenciação floral quando o dia tem mais de 12 horas de luz - por isso se adaptam melhor aos cultivos de Verão.As variedades de dia curto fazem a diferenciação floral quando a duração diária de horas luz é inferior a 12 - florescem mais rapidamente no Inverno e no início da Primavera, adaptando-se bem ao cultivo em estufa.Existem, ainda, variedades indiferentes ou neutras, pelo que se podem cultivar em qualquer época do ano; no Verão, podem ser cultivadas ao ar livre e no Inverno devem ser cultivadas em estufa.As variedades de Hellianthus para flor de corte exigem uma temperatura mínima do ar de 10º C durante a noite e uma temperatura máxima de 25º C durante o dia; a temperatura óptima é de 18ºC.Se se fizer a sementeira directa, a temperatura do solo deve ser, no mínimo, 10º C para que se dê uma boa germinação. Se se fizer a germinação em tabuleiros, para posterior transplantação, a temperatura do viveiro não deve ser inferior a 10º C. Temperaturas inferiores retardam a germinação. No período de crescimento vegetativo, temperaturas inferiores a 8º C retardam o desenvolvimento.O Hellianthus annuus pode ser cultivado em qualquer tipo de solo, embora prefira solos francos, ligeiramente ácidos e com boa drenagem.Quando feito ao ar livre, o local de cultivo deve ser protegido do vento. De preferência, deve-se utilizar uma rede de tutoragem, que se vai subindo, acompanhando o desenvolvimento da planta.Na fase da sementeira, quer seja directa quer em viveiro, é necessário prevenir-se o "apetite" dos pássaros e dos ratos.É de interesse saber que 1000 sementes pesam 40 grs.A germinação leva cerca de 10 dias.Quando se faz a transplantação, esta ocorre cerca de 15 dias depois, quando as plântulas têm 2 pares de folhas definitivas.

Variedades utilizadas para flor de corteDescrevem-se as características das variedades de Hellianthus que podem apresentar maior interesse como flor de corte.Variedades uniflor - variedades de haste única, com uma flor terminal.




Nenhum comentário: