domingo, 30 de novembro de 2008

kelly key

kelly key

papai e a sua esposa


manzinha

ela e a melhor mae do mundo

"meu irmauzino"


nome:mateus


idade :5


como ele e?

ele e shol

maninhu


nome:Lucas


idade:13


como ele e?

Ele legal interasente meu melhor artista tenho orgulho de ter ele como irmao.

*Amiga *


nome:beatriz


idade:11


caso:enrolada


como ela e ?

legal estorvetida doida iper super mega legal



"Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão, poderá morrer de saudades, mas não estará só. "

+Amiga +


nome:bruna


idae:11


caso:n sei


como ela e?

asveses legal enoutra chata mais senpre amiga te adoro


"Elogie os amigos em público, critique em particular. "

@Amiga @


nome:carolaine


idade:11


caso:ñ sei


como ela e?

legal quetinha intereçante e suber amiga.


"A verdadeira amizade deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar. "



♥Amiga ♥


nome:Amanda Ramires


IDADE:11


CASO:SOUTEIRA


COMO ELA E?

LEGA ESTORVETIDA POUQUINHO CHATA METIDA E SENPRE TEM SERTESA DO QUE QUER


"O importante da amizade, não é conhecer o amigo e sim saber o que há dentro deles. "


sábado, 29 de novembro de 2008

Amiga


Luana


Nome:Luana Carla


Idade:11 anos


Caso:inrolada



como ela e ?
legal estorvertida intereçante confiante super amiga
"A verdadeira amizade é aquela que não pede nada em troca, a não ser a própria amiga."

norinha perfirida


Ana Carolina


linda carismatica lega inteligenti e super amorosa


nunca desiste do seus obijetivos


uma esselente norinha amo muinto ela

A História do Natal


Quando iniciou o natal?


Algumas celebrações de inverno eram comemoradas muito antes de existir o Natal, ou de se ter dado o nome ao Natal, até mesmo antes do nascimento de Jesus.


O Início desta celebração, aconteceu na Europa, onde os europeus comemoravam a chegada da luz, dos dias compridos e o fim do inverno europeu, tratando assim de uma comemoração Pagã pelo "Retorno do Sol".


No início da história do Natal, esta festividade existia em várias partes do mundo, porém sem data fixa para ser celebrada, assim no século IV depois de Cristo, o papa Julius I, fixa uma data para esta celebração, mudando a história do Natal, 25 de Dezembro.A idéia do papa era substituir os rituais pagãos por uma festa cristã.



O que é o Natal?

O Natal é um evento cristão socialmente mais importante, junto com a Páscoa e em países predominamente cristão, o Natal tornou-se o feriado mais rentável para lojas e alguns estabelecimentos, pois o Natal é caracterizado pela troca de presente entre família e amigos, sendo estes trazidos pelo lendário Papai Noel.


Bacia do rio Amazonas


A bacia do rio Amazonas envolve todo o conjunto de recursos hídricos que convergem para o rio Amazonas. Essa bacia hidrográfica faz parte da região hidrográfica do Amazonas, uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro.
A bacia amazônica abrange uma área de 7 milhões de km², compreendendo terras de vários países da
América do Sul (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil). É a maior bacia fluvial do mundo.
De sua área total, cerca de 3,8 milhões de km² encontram-se no Brasil, abrangendo os
estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.
Índice[
esconder]
1 Formação
2 Curiosidades
3 A pororoca
4 Terras caídas
5 Atualidades
6 Ver também
7 Ligações externas
//

[editar] Formação

Mapa mostrando o trajeto do rio Amazonas, seus principais afluentes e a área aproximada de sua bacia hidrográfica.
A bacia amazônica é formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. Estes estão situados nos dois hemisférios (no hemisfério norte e no hemisfério sul) e, devido a esse fato, o rio Amazonas tem dois períodos de chuvas, pois a época das chuvas é diferente no hemisfério norte e no hemisfério sul.
O
Rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes, no Peru. Possui 6.868 km, sendo que 3.165 km estão em território brasileiro. Sua vazão média é da ordem de 109.000 m³/s e 190.000 m³/s na estação de chuvas. É um rio típico de planície, ele e muitos de seus afluentes são navegáveis, o que é muito importante para a população da Amazônia, que se serve do rio como meio de locomoção.
O rio é divido em três partes:
ainda nos países andinos, é chamado de rio Marañón
ao entrar no Brasil, é chamado de rio Solimões
ao receber as águas do rio Negro passa a ser chamado de rio Amazonas
A largura média do rio Amazonas é de aproximadamente 5 quilômetros. Em alguns lugares, de uma margem é impossível ver a margem oposta, por causa da curvatura da superfície terrestre. No ponto onde o rio mais se contrai – o chamado "
Estreito de Óbidos" – a largura diminui para 1,5 quilômetro e a profundidade chega a 100 metros.
As terras amazônicas, como se disse, formam uma
planície no sentido atual da palavra, ou seja, um território formado pela sedimentação. A norte e a sul essa planície é limitada pelos escudos das Guianas e Brasileiro, respectivamente. Uma divisão elementar das terras da bacia amazônica permite classificá-las em:
várzeas: terras próximas ao rio, que são inundadas pelas enchentes anuais, ou mesmo diariamente;
terras firmes: nunca são alagadas pelas enchentes.

[editar] Curiosidades
A teoria mais aceita pelos geólogos é de que o rio Amazonas formou-se a partir de um grande
golfo, que originalmente se abria ao Oceano Pacífico. Com a separação do super continente Pangea há 130 Ma (particularmente, a quebra do Gondwana, o continente formado antes do Pangeia pela junção da Africa, América do Sul, Antártica, Arábia e Austrália) o deslocamento da placa americana para oeste gera a formação da cordilheira dos Andes há 65 Ma, esse golfo fechado a oeste, se abre para leste pela captura de drenagem vinda do Atlântico, tendo o grande rio assim se formado (ver teoria das placas tectônicas). Sua origem explica o fato de o rio Amazonas apresentar inclinação muito pequena. Em todo seu trajeto inclina-se menos de cem metros; num trecho de 3 mil quilômetros em território brasileiro, a inclinação é de apenas 15 metros. Durante muito tempo, considerou-se a desembocadura do Amazonas na região de Belém. Hoje, o rio que banha a capital paraense (rio Pará) não é considerado como foz do Amazonas, fazendo parte da Bacia Hidrográfica do Tocantins. A foz do Amazonas está no lado ocidental da ilha de Marajó. Isso faz com que a cidade de Macapá sejam considerada a única capital banhada pelo rio. O volume d'água despejado pelo rio é tão descomunal que a água do mar é doce por vários quilômetros além da desembocadura.

[editar] A pororoca
O encontro de suas águas com as águas do oceano provoca a
pororoca (uma grande onda que percorre o rio por várias horas), que pode ser vista do espaço e cujo barulho pode ser ouvido a grande distância. O fenômeno da Pororoca que ocorre na região Amazônica, principalmente na foz do seu grandioso e mais imponente rio, o Amazonas, é formado pela elevação súbita das águas junto à foz, provocada pelo encontro das marés ou de correntes contrárias, como se estas encontrassem um obstáculo que impedisse seu percurso natural. Quando ultrapassa esse obstáculo, as águas correm rio a dentro com uma velocidade de 10 a 15 milhas por hora, subindo uma altura de 3 a 6 metros.
No Estado do Amapá, ela ocorre na ilha do Bailique, na "Boca" do Araguari, no Canal do inferno da Ilha de Maracá em diversas partes insulares e com maior intensidade nos meses de janeiro a maio. É sem dúvida, um dos atrativos turísticos mais expressivos, que embora temível, torna-se um espetáculo admirável por todos. Consta que
Vicente Yáñez Pinzón e a sua tripulação presenciaram a Pororoca quando desceram a foz do Rio Amazonas e ficaram surpresos com a grandeza e a beleza ímpar do fenômeno. É sabido que em janeiro de 1500 ela quase destruiu as suas embarcações.
A pororoca prenuncia a enchente. Alguns minutos antes de chegar, há uma calmaria, um momento de silêncio. As aves se aquietam e até o vento parece parar de "soprar". É ela que se aproxima. Os caboclos já sabem e rapidamente procuram um lugar seguro como enseadas ou mesmo os pontos mais profundos dos rios para aportar suas embarcações seguras de qualquer dano, pois a canoa que estiver na "baixa-mar", onde ela bate furiosa e barulhenta, levando árvores das margens, abrindo furos, arranca, vira e leva consigo. Existem várias explicações da causa da Pororoca, porém a principal consiste na mudança das fases da lua, principalmente nos equinócios. com maior propensão da massa líquida dos oceanos, força que na Amazônia é percebida calculadamente a mais de mil quilômetros, e o barulho ensurdecedor ouve-se até com duas horas de antecedência à vinda da "cabeceira" da Pororoca. Quando ela passa formam ondas menores, os "banzeiros", que violentamente morrem nas praias.

[editar] Terras caídas
As águas do rio Amazonas provocam o desprendimento das terras das margens, levando-as para outros lugares. Esse fato é conhecido como o fenômeno das terras caídas. Este fenômeno é melhor observado na região amazônica especialmente no rio Madeira, devido a velocidade de sua correnteza, este proporciona o melhor local de estudo para este fenômeno.

[editar] Atualidades
2005 foi o ano mais seco em 35 anos na bacia amazônica, segundo informações da NASA, que segue a sua evolução pelos satélites. Devido à falta de chuva, rios e lagos secaram ou estiveram próximos de secarem, e as perdas na agricultura foram de milhões de dólares. Muitos povos ficaram incomunicáveis (mais de 40.000 pessoas), devido ao fato de sua única via de comunicação serem os rios da bacia amazônica. Embora o Brasil tenha reduzido o corte de árvores na Amazônia, a maior reserva florestal do mundo perdeu cerca de 9.000 quilômetros quadrados em 2004.

a maior cachuera do mundo e essa


O Salto Ángel (nome nativo Parekupa-meru) é o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do Rio Churún desde o Auyantepuy, no Estado de Bolívar, sudeste da Venezuela, próximo à fronteira com o Brasil e a Guiana. Seu nome é alusivo ao aviador estado-unidense James Crawford Angel.
O salto faz parte do
Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1994. Trata-se de uma área de 30.000 km², (maior que a Bélgica), sendo o 6º maior parque do mundo.
A altura oficial foi determinada por uma pesquisa da
National Geographic Society, em 1949, segundo Ruth Robertson em Jungle Journey to the World's Highest Waterfall. O livro de David Mott, Angels Four, relata a primeira escalada bem-sucedida pela face do Auyantepui, a montanha do mal, até o topo das cataratas.
O salto era conhecido pelos indígenas da zona, que o chamavam Kerepakupai-meru ("queda de água até o lugar mais profundo"), em idioma
pemón, mas seu "descobrimento" pelos ocidentais é um assunto controvertido. Alguns historiadores o atribuem a Ernesto Sánchez, explorador que em 1910 notificou o achado ao Ministério de Minas e Hidrocarburos em Caracas. Outros citam o capitão Félix Cardona Puig, que em 1927, junto a Mundó Freixas, divisou o grande salto no maciço de Auyantepuy.
Os artigos e mapas de Cardona atraíram a curiosidade e o espírito de aventura do aviador Angel. Em 21 de maio de
1937, Cardona acompanhou Jimmy Angel no sobrevôo ao salto. Em setembro do mesmo ano, Jimmy Angel insiste em aterrizar sobre o Auyantepuy, o que consegue abruptamente, incrustando seu pequeno avião no solo. As notícias do acidente, sem vítimas, motivaram que o grande salto fosse batizado como Salto Ángel.
O Salto Ángel também é conhecido erroneamente como Churún-merú, nome que corresponde a outro salto de uns 400 metros de altura localizado no fim do cañón del Diablo, que ocupa o quarto lugar mundial.
Em Canaima, Santa Elena de Uairén e Ciudad Bolívar há operadores turísticos que promovem excursões por terra, água e ar (em avião ou helicóptero) para divisar o Auyantepuy e seus numerosos saltos de água.

Maior Cachoeira Submersa do Brasil


A Maior Cachoeira Submersa do Brasil é a Sete Quedas de Guaíra, foi submersa em 1982 para a criação da hidroelétrica de Itaipú.O fluxo das “Sete Quedas de Guaíra” no Rio de Paraná, entre o Brasil e Paraguai, ocasionalmente atingia uma taxa de 50.000 m² /seg. em conseqüência da represa de Itaipu, as quedas submergiram em 1982.Completada em 1982, A hidroelétrica de Itaipu, foi um empreendimento conjunto entre os governos do Brasil e do Paraguai. Antes da represa ser construída, as cachoeiras eram a principal atração turística. Supostamente nomeada assim por causa de um Chefe Índio, embora houvessem 7 quedas principais, haviam um total 18 quedas, no total. As quedas tinham uma altura total de 114 m., e o som das águas poderiam ser ouvido à uma distância aproximada de 32 km. As quedas também foram famosas, por seus constantes arco-íris criados por gotinhas minúsculas de névoa da água agitada.A Companhia Matte Laranjeira S.A. foi responsável pelo levantamento da área dasquedas, demarcando 7 grupos com 19 saltos assim identificados na época:

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Estória de Páscoa



Carlinhos chegou à escola todo feliz: -Oba! Na próxima semana é o Domingo de Páscoa: que bom, vou ganhar muitos ovos de chocolate ! - Você sabe o que é Páscoa, Carlinhos? - perguntou-lhe a professora. - Bem - disse ele - acho que é o dia em que nós ganhamos ovos de chocolate do coelhinho da Páscoa, não é? - Não, Carlinhos, não é isso não. Vamos ver se nós aprendemos hoje o que é a Páscoa. "Há muito tempo, quando só se conheciam as civilizações antigas, os judeus comemoravam a entrada da primavera, pois era uma época em que os campos se enchiam de flores, o pasto ficava verdinho, anunciando que em breve se poderia fazer a colheita dos frutos, cereais, que iriam garantir o alimento para toda população. Nessa época também os rebanhos aumentavam. Nasciam muitos carneiros, ovelhas e outros animais; por isso os pastores comemoravam com muito amor a chegada da primavera e eles davam a esta festa o nome de Páscoa. Muito mais tarde, na época de Jesus, ela teve outro significado para o mundo cristão. Nós sabemos que Cristo, que veio pregar o amor entre as pessoas, não foi compreendido pela maior parte da população e pelos reis da época, motivo pelo qual foi crucificado. Ora, essa crucificação aconteceu na época da Páscoa. Depois de ficar crucificado por três dias, quando foi retirado da cruz, Jesus foi enterrado em um local bem seguro, com uma pedra fechando a entrada deste local, para que o corpo não fosse retirado de lá, durante à noite, por seus amigos. Guardas tomavam conta do lugar, viram à noite que a terra estremeceu e de dentro do lugar onde estava a pedra, Jesus apareceu, conforme havia prometido, que ressurgiria dos mortos, ao 3º dia, provando assim que a vida que Deus nos dá é eterna. Quando souberam, todos os seus amigos ficaram muito felizes, e como era época das festas de Páscoa (ou festa da primavera) deram a esse fato o nome de Páscoa da Ressurreição, que é comemorada todos os anos pelos cristãos. - Tudo bem professora. Mas o que o coelho e os ovos têm a ver com tudo isso? - Vou tentar explicar, Carlinhos. Como você sabe, o ovo é o símbolo da vida. É através dele que todos os animais nascem e se reproduzem. Você já viu quando a galinha choca como nascem os pintinhos que mais tarde serão galos e galinhas também. Com este símbolo temos a representação da Vida Eterna, que foi como Jesus sempre pregou. - Mas estes ovos que a senhora falou não são de chocolate. - Certo! Você tem toda razão. Acontece que antigamente para comemorar a Páscoa, as pessoas presenteavam ovos verdadeiros de aves cuja casca era pintada com muito carinho para servir de enfeite e lembrança para a pessoa a quem eram ofertados; porém, esses ovos tinham a desvantagem de se quebrarem e se estragarem com facilidade. Com a vinda da era moderna, os homens resolveram comercializar a idéia e assim produziram ovos de Páscoa de chocolate, de açúcar, porcelana, alumínio e outros materiais que serviram para conservar a idéia do ovo, com facilidade e vantagem para comemorar a Páscoa da Ressurreição. - E o coelho? - Bem, o coelho é o animal que representa o divulgador da notícia da ressurreição do Cristo por ser um animal esperto, rápido e que nos traz sempre a idéia de alegria e felicidade. Assim sendo, juntaram-se as duas figura Coelho + Ovo de chocolate e crianças ficaram felizes no dia da Páscoa, muitas vezes sem saber o significado desse dia. - Tem razão professora - disse Carlinhos - eu mesmo não sabia nada disso e achava que o Domingo de Páscoa era o dia em que o coelhinho vinha trazer ovos para a gente. Agora sei da história, já não vou me importar, se não receber nenhum ovo. Chocolate posso comer qualquer dia, mas a lição da Ressurreição de Jesus é um motivo que devo guardar em meu coração e ficar muito feliz por ter acontecido. Espero que no próximo Domingo de Páscoa eu possa comemorar o amor que Jesus nos ensinou com todas as pessoas que conheço. - Muito bem Carlinhos, porém lembre-se que essa lição é para todos os dias de nossas vidas. Nós devemos amar sempre aos nossos semelhantes. Nos dias de festa, nos dias comuns, nos dias alegres e até nos dias tristes, porque quando respeitamos e amamos as pessoas, nós somos felizes e isso é o que Jesus deseja para todos: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"

Abençoa e Passa


Abençoa e Passa
Não basta recear a violência.
É preciso algo fazer para erradicá-la.
*
Indubitavelmente, as medidas de repressão, mantidas pelos dispositivos legais do mundo, são recursos que a limitam, entretanto, nós todos, - os espíritos encarnados e desencarnados, - com vínculos na Terra, podemos colaborar na solução do problema.
*
Compadeçamo-nos dos irmãos envolvidos nas sombras da delinqüência, a fim de que se nos inclinem os sentimentos para a indulgência e para a compreensão.
*
Tanto quanto puderes, não participes de boatos ou de julgamentos precipitados, em torno de situações e pessoas.
*
Silencia ante quaisquer palavras agressivas que te forem dirigidas, onde estejas, e segue adiante, buscando o endereço das próprias obrigações.
*
Não eleves o tom de voz, entremostrando superioridade, à frente dos outros.
*
Não te entregues à manifestações de azedume e revolta, mesmo quando sintas, por dentro da própria alma, o gosto amargo dessa ou daquela desilusão.
*
Respeita a carência alheia e não provoques os irmãos ignorantes ou infelizes com a exibição das disponibilidades que os Desígnios Divinos te confiaram para determinadas aplicações louváveis e justas.
*
Ao invés de criticar, procura o lado melhor das criaturas e das ocorrências, de modo a construíres o bem, onde estiveres.
*
Auxilia para a efevação, abençoando sempre.
*
Lembra-te: o morrão aceso é capaz de gerar incêndios calamitosos e, às vezes, num gesto infeliz de nossa parte, pode suscitar nos outros as piores reações de vandalismo e destruição.
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Atenção. Ditado pelo Espírito Emmanuel. 16 edição. Araras, SP: IDE. 1997.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Afrodite


Afrodite
Deusa do amor e da beleza, era esposa de Hefaistos e amante de Ares, a quem deu vários filhos (entre eles Fobos = Medo, e Demos = Terror). Afrodite era também mãe de Eros.
Afrodite para os gregos e Vênus para os romanos.

artemis


Ártemis
A Diana dos romanos, era a deusa-virgem da lua, irmã gêmea de Apolo, poderosa caçadora e protetora das cidades, dos animais e das mulheres. Na Ilíada de Homero, desempenhou importante papel na Guerra de Tróia, ao lado dos troianos.
Ártemis para os gregos e Diana para os romanos.

Apolo


Apolo
Deus do sol e patrono da verdade, da música, da medicina e pai da profecia. Filho de Zeus, fundou o oráculo de Delfos, que dava conselhos aos gregos através da Pitonisa, sacerdotiza de Apolo que entrava em transe devido aos vapores vindos das profundezas da terra.
Apolo para os gregos

Palas Atena ou Atenéia


Palas Atena ou Atenéia
Deusa virgem, padroeira das artes domésticas, da sabedoria e da guerra. Palas nasceu já adulta, na ocasião em que Zeus teve uma forte dor de cabeça e mandou que Hefaistos, o deus ferreiro, lhe desse uma machadada na fronte; daí saiu Palas Atena. Sob a proteção dessa deusa floresceu Atenas, em sua época áurea. Dizia-se que ganhou a devoção dos atenienses quando presenteou a humanidade com a oliveira, árvore principal da Grécia.
Palas para os gregos e Minerva para os romanos.

Zeus


Zeus
É o deus principal, governante do Monte Olimpo. Rei dos deuses e dos homens, era o sexto filho de Cronos. Como seus irmãos, deveria ser comido pelo pai, mas a mãe deu uma beberagem a Cronos e este vomitou novamente o filho; este e seus irmãos, também vomitados na mesma hora, uniram-se contra o pai, roubaram os raios e venceram a batalha. Os raios, fabricados pelo deus Hefaistos, eram o símbolo de Zeus.
Zeus para os gregos e Júpiter para os romanos.

Versos de amizade



♠Amigo não é aquele que enxuga suas lágrimas, E sim aquele que não as deixa cair.

♠Nossa amizade pode Ter várias vírgulas, mas nunca um ponto final!

♠A amizade é uma força permanente, Não se compra, não se aluga, Não se troca não se vende... Nasce e morre com a gente.

♠Amiga eu tenho Amiga eu terei Amiga igual a você jamais esquecerei..



♠''Algumas amizades são para sempre. Não há nada que se compare ao aconchego de uma amizade do tipo caloroso e duradouro. Uma amizade baseada em pensamentos carinhosos , em generosidade e franqueza, momentos partilhados, palavras de apoio e louvor. Uma amizade que cresce através dos risos e lágrimas, momentos bons ou maus, sempre mais forte e profunda...''

♠Amiga não é aquela que diz: Vá em frente... Mas sim aquela que diz: "Vou contigo"

Versos de amor



♥Se toda vez que Eu fechar os olhos ganhar um beijo seu fecharei os olhos eternamente!!!

♥Queria que você fosse tudo em minha vida, mas quis demais. Você foi apenas um sonho.

♥Você é como as estrelas, Posso amá-las, mas nem posso tê-las.

♥O momento mais forte do amor, É quando sabemos que ele precisa morrer, mas não temos força pra matá-lo.



♥Por dentro estou sofrendo, sabendo que te perdi. Por fora estou vivendo, Fingindo que te esqueci.

♥Se eu tiver que escolher entre você e o sorriso, eu escolho você, pois sem você nunca irei sorrir.

♥Pelas ruas que passei, e pessoas que encontrei, você foi uma delas que jamais esquecerei.

♥Se pedires minha vida, eu te darei sorrindo. Se pedires que eu vá embora, para sempre partirei. Mas não me pesas para te esquecer, pois jamais te esquecerei.



♥Saudades de ti terei, saudades que vão me fazer chorar, saudades do teu beijo, saudades do teu olhar.

♥Só deixarei de gostar de você, quando um pintor conseguir pintar o barulho de uma lágrima caindo.......

♥As vezes penso, penso não sei em que, Só sei que no fim do pensamento, Só lembro de você!!!



♥Nunca digas que teve um grande amor e o esquece, Só por que conseguiu falar dele sem que seu olhos Enchessem de lágrima. Um amor não morre, Somente dorme os braços da esperança.

♥Existem quatro coisas que não ensino a ninguém: Nadar contra a correnteza, correr na frente do trem, Ensinar caminho cego e esperar por quem não vem.

♥Não quero ser na sua vida o começo de um fim, Nem o fim de um começo, Quero ser na sua vida O começo de um início sem fim.




Quando Deus fez o homem Ele nasceu com vários defeitos, Mas quando fez você tudo saiu perfeito.

Prometi que jamais amaria novamente, Então conheci você e decobri Que nunca amei realmente.

Para te amar um dia precisei esquecer alguém, Hoje pra te equecer, não consigo amar ninguém.

domingo, 23 de novembro de 2008

Íris



Nome popular: Íris; Flor-de-lis; Íris-barbado.

Nome científico: Iris germânica L.

Família: Iridaceae.

Origem: Europa.


Observações: Grupo de herbáceas, rizomatosas, perenes, muito floríferas, de 30 a 60 cm de altura. Suas folhas se apresentam em forma de leque, com cor verde-azulada. Ocorre a forma variegada com folhas de margens brancas muito ornamentais, porém menos floríferas que as demais.
As variedades modernas são híbridas, possuindo flores de
cores variadas, principalmente brancas ou azuis nas variedades antigas, formadas na primavera e verão.Adaptam-se com maior facilidade em regiões que propiciem climas mais frios, onde o florescimento é mais intenso.



Cultivo: É cultivado formando maciços isolados e em bordaduras, em canteiros de terra bem preparada, com bom teor de matéria orgânica, e de boa drenagem, sendo irrigado a intervalos.

AMARÍLIS


Existem em diversas cores: vermelho, laranja, multicores e outras lijeiramente rajadas.O Hippeastrum, pertence à família Amaryllidaceae. É uma espécie bulbosa endêmica da grande Bacia Amazônica e possui cerca de 55 a 75 espécies, das quais muitas nativas do Brasil.O bulbo do amarílis é importante produto florícola no mercado mundial, enquanto que as hastes florais são produtos de menor expressão econômica. As variedades cultivadas são normalmente tetraplóides, fruto de cruzamentos iniciados na Europa no século 19 que envolveram diversas espécies botânicas.Exemplares de dezenas de espécies nativas têm sido sistematicamente coletados em diversas regiões do país, introduzidos na coleção do IAC e empregados em polinizações controladas com materiais já existentes, tanto espécies botânicas, híbridos, como variedades comerciais tetraplóides, principalmente ‘Red Lion’ e ‘Apple Blossom’.Em geral, a fertilidade das cultivares comerciais é muito maior que das espécies botânicas, as quais muitas vezes apresentam barreiras para a polinização.Milhares de híbridos foram produzidos ao longo dos anos e vêm sendo selecionados em condições de campo. As 150 melhores plantas, que se destacarm nos últimos anos de observação, foram selecionadas para multiplicação (in vitro, por escamas-duplas e por perfilhamento) e introduzidas em sistema de produção comercial em propriedade de produtor colaborador, na região de Holambra. No ano de 2004, as 20 melhores seleções foram submetidas a um teste de aceitação do consumidor.


Plantio:

preparar a terra é fundamental para garantir uma planta bela e saudável. Comece eliminando do terreno insetos como formigas e cupins. Depois, revolvendo a terra, remova pedras, tocos etc. E no solo já bem fofo, misture esterco animal ou composto orgânico em camada de 5 cm, aproximadamente. Lembre-se: o composto orgânico é essencial para controlar a drenagem, pois conserva a umidade em solos arenosos e elimina seu excesso em solos muito argilosos.Para as bulbosas, e isso vale para todas as espécies, o terreno deve ser um tanto arenoso. E situado em local de luminosidade moderada. Outro fator fundamental é a temperatura. Cada tipo pede um certo clima frio, quente, seco ou úmido. Bulbos verdadeiros preferem o frio. Tenha certeza de que tulipas, jacintos ou narcisos comprados em casas de jardinagem tiveram seus bulbos em câmara fria, com temperatura por volta de OºC, durante o período de repouso. Outros tipos, porém, exigem cuidados diferentes no período de dormência. Cormos, como o gladíolo, assim como os tubérculos, devem ser desenterrados no outono e estocados em local seco até a primavera, para serem plantados e florescerem no verão.Cada variedade também vai determinar a profundidade da cova para o plantio correto. Enterrados em buracos muito profundos, os bulbos acabam perdendo energia demais; em buracos rasos, a ação do sol pode ser fatal.


Luminosidade:

mantenha-a em local claro, com iluminação moderada no decorrer do dia.


Temperatura:

Amarilis é muito sensível ao frio, nunca deve ser submetida a temperaturas abaixo de 6ºC


Regas:

duas vezes por semana, com água na temperatura ambiente.
Adubação - faça adubação uma vez por mês, usando adubo industrializado ou farinha de ossos.


Cuidados extras:

jamais corte ou arranque as folhas de uma bulbosa após a floração. Deixe que murchem naturalmente, para que o próprio bulbo consiga acumular a energia necessária para o rebrotamento. a propagação das bulbosas também varia de acordo com os diferentes tipos. Mas tomemos como exemplo um gladíolo, espécie que produz à volta de suas raízes uma série de bulbilhos, pontinhos pretos. Eles devem ser cuidadosamente arrancados, reunidos em saco plástico e levados à geladeira, a 90Q por cerca de três meses. Este processo estimula o crescimento e o florescimento de muitos bulbos. Passado este tempo, retire os bulbilhos da geladeira e deposite-os em uma caixa fechada, de madeira ou papelão, por mais cinco meses. As sementes, então, começarão a brotar, estando prontas para serem plantadas.




TULIPA


Significado preliminar das Tulipas:

É a escolha certeira de presentear alguém, as tulipas expressam o amor perfeito. Os significados das tulipas acoplados com a forma imediatamente indefinível de suas flores coloridas e demasiado elegantes, demasiado românticos, demasiado grandes, demasiado pequenos, ou demasiado brilhantes; a tulipa é sempre direta e justa.
A tulipa traduz um papel significativo na arte e na cultura do tempo. Os europeus deram equivocadamente a tulipa seu nome, que vem da palavra persa turban. Enquanto isso, a popularidade da flor espalhou rapidamente, particularmente nos Países Baixos. Nos dias atuais, as Tulipas são cultivadas por todo o mundo, mas os povos identificam ainda, variedades cultivadas como “tulipas holandesas.”
Ainda discute-se a origem destas belas flores de ar elegante e sofisticado. Muito provavelmente as
Flores Tulipas tiveram sua origem em Constantinopla, atual Istambul.Algumas correntes, afirmam ainda, que é originária da China. Porém foi na Holanda que a flor Tulipa se desenvolveu enormemente e virou paixão nacional. Em razão da sazonalidade, as tulipas são encontradas no mercado brasileiro, no período de março à setembro.As tulipas fazem parte do gênero de plantas angiospermas (plantas com flores) da familia das liláceas.
Como muitas flores, as cores diferentes das tulipas também carregam frequentemente seu próprio significado. As tulipas vermelhas são o mais fortemente associados com amor verdadeiro, quando o roxo symboliza o luxo. O significado das tulipas amarelas evoluiu de uma forma, que em vez de representar o amor impossível agora, vem a ser uma expressão para pensamentos e a luz do sol, transmitindo prosperidade.
As tulipas brancas são usadas reivindicar valores ou emitir uma mensagem de perdão.
As tulipas coloridas, devido as vastíssimas variedades de cores, representam “olhos bonitos”.
A escala larga das cores e das variedades disponíveis permite que sejam usados para muitas ocasiões. Além a ser uma das flores favoritas para arranjos e bouquets, as tulips pode também ser encontradas em vaso, que aumenta a sua durabilidade e facilita o re-plantio do bulbo.
Sendo uma das flores as mais queridas do mundo, um presente com tulipas é um presente perfeito pois expressa o amor perfeito, luxo e requinte.
Com cerca de cem espécies, as
tulipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.O bulbo contém alcalóides termoestáveis e cristais de oxalado de cálcio. A ingestão é geralmente acidental. Manipulados liberam um pó que pode provar conjuntivites, rinites e até crises de asma.


A Tulipa:

Planta da família das Liliáceas, a tulipa produz folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com uma flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.


O cultivo de tulipas é tarefa delicada e trabalhosa:

O mérito do cultivo no Brasil cabe ao produtor Klaas Schoenmaker de Holambra, no estado de São Paulo. É inclusive graças ao trabalho desta família e ao grande volume da produção da flor que o município se movimenta para ser reconhecido nacionalmente como a cidade das tulipas.Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bulbos a rebrotarem.Para isso, ao adquirir um vaso de tulipas dê preferência aos que ainda estejam com as flores em botão, permitindo-lhe usufruir da beleza da flor por mais tempo. O vaso deverá ser conservado em um local fresco e com luminosidade, evitando-se os ventos e o sol forte. Alguns colocam algumas pedras de gelo sobre o substrato (mistura de terra) no vaso, pela manhã e ao entardecer, a fim de diminuir o excesso de calor.Tão logo as flores da planta murchem, corte-as, inclusive as folhas. Retire então os bulbos do substrato, limpe-os cuidadosamente com o auxílio de uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.Após esse período, plante os bulbos em um novo vaso, com terra vegetal umedecida, sem que esteja encharcada. Embrulhe o vaso assim preparado em um plástico e guarde-o no congelador da geladeira durante cerca de 6 meses, a uma temperatura ideal entre 2 e 5 graus C. Passado esse tempo, retire o vaso da geladeira e coloque-o em um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, mantendo a terra sempre úmida. Após esse procedimento, o vaso novamente embrulhado em plástico deve retornar ao congelador, onde deve permanecer por mais 6 meses. Concluída esta etapa, o vaso deverá ser colocado em um local iluminado: a tulipa deverá

AMOR-PERFEITO



Nome Técnico:Viola tricolor L.

Nomes Populares :Amor-perfeito

Família :Família Violaceae

Origem: Originária da Europa e Ásia.


Descrição:Planta herbácea de até 25 cm de altura.
Caule verde flexível e ramificado, folhas opostas de bordas denteadas e pecíolo longo e flores achatadas de perfeita simetria em diversas cores, algumas bicolores ou com manchas escuras no centro.
Floresce do meio do outono até quase o início do verão, indicada para regiões mais frias.


Modo de Cultivo :Em canteiros, vasos e jardineiras de qualquer tamanho, em local ensolarado e com substrato rico em composto orgânico, solto e bem drenado.
Seu ciclo se inicia com a semeadura no outono, e as produções comerciais fazem semeadura com dias de intervalo para extender o tempo de oferta.


Paisagismo:Cultivado em grandes canteiros de uma só cor ou de cores variadas, em algumas cidades deste país são a atração para turistas.
Uma dica: para completar vasos de plantas perenes, não retirar do recipiente, somente introduzi-lo no substrato. Quando passar o ciclo ou a estação, retirar e substituir por outra planta, como
a petúnia, por exemplo.

GÉRBERA


Família: Compostas


Origem: África do Sul


Porte: Herbácea que atinge cerca de 40 cm de altura


Floração: Floresce o ano todo, mas o auge da floração se dá no fim do inverno e início da

primavera


Plantio: Propaga-se por meio de sementes ou divisão de touceiras


Solo ideal: Arenoso, com boa drenagem (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia)


Clima: Seco


Luminosidade: Sol pleno.


Regas: Suporta solo mais seco. Pode ser regada, em média, 1 ou 2 vezes por semana, de preferência apenas nos períodos secos, evitando o encharcamento do solo


Adubação ideal: Orgânica ou NPK 4-10-8.


Podas: Para estimular nova brotação, deve-se podar as gérberas rente ao solo, no final da floração. Podas de limpeza para retirar folhas velhas ou mortas também são recomendadas

.Uso paisagístico: Pode ser usada em canteiros, como bordadura e até como forração, graças ao seu porte que não chega a ultrapassar 40 cm.



Esta flor foi batizada com o nome de gérbera em homenagem ao naturalista alemão Traug Gerber, que a descobriu na província do Transval, na África do Sul. Aliás, muita gente ainda a conhece como “margarida-do-Transval". Parente próxima da margarida, a gérbera ficou bem conhecida no Brasil como flor de corte, usada principalmente na composição de arranjos florais. Não é para menos - a oferta de cores é tanta, que oferece um farto material para os artistas florais. Do branco ao vermelho intenso, as gérberas apresentam-se em cerca de 20 tonalidades diferentes, passando por tons amarelos e alaranjados. Os paisagistas também conhecem suas virtudes e estão aplicando a versatilidade desta planta para dar colorido aos jardins. O cultivo da gérbera não é muito complicado, mas é preciso ficar atento aos ataques de lagartas e ácaros.

NARCISO


Os narcisos formam um grupo muito grande de belas espécies bulbosas que produzem flores de inúmeros formatos e combinações de cores. Trata-se de uma planta vigorosa, rústica, de folhas lineares, que floresece normalmente no período do inverno e da primavera. A folhagem verde começa a despontar já no final do mês de abril.O narciso é uma flor indicada tanto para corte e arranjos, como para o plantio em vasos ou jardins. Quando plantados de forma natural no jardim, sem seguir desenhos muito rígidos, os narcisos dão um ar de naturalidade campestre nas composições.


Cultivo:

O cultivo de narcisos não requer cuidados muito especiais. O bulbo pode ser plantado em qualquer época do ano, em local definitivo ou, de preferência, quando ele começa a emitir brotação espontânea. Isso ocorre normalmente com a aproximação do frio do inverno.


Solo, luminosidade e umidade:

Aceita bem qualquer tipo de solo, exceto o excessivamente encharcado, pois há o risco de apodrecimento do bulbo. A luminosidade ideal é a indireta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol direto, dependendo das condições climáticas da região. Recomenda-se regar com moderação no plantio e manter o solo levemente úmido, sem saturá-lo.


Densidade de plantio:

O ideal, como referência, é que os bulbos disponíveis atualmente no mercado sejam plantados com pouca profundidade e cobertos normalmente, com até 3 cm de terra. É recomendável, também, manter um espaçamento de 10 cm entre os bulbos, já que algumas variedades tendem a formar pequenas touceiras


Florescimento:

Os narcisos compõem um grupo muito extenso de variedades, acima de 500 catalogadas. Assim, o florescimento é próprio de cada uma. As variedades adaptadas ao clima sub-tropical, normalmente muito perfumadas, têm floração cacheada branca e amarela pura ou, também, com o centro da flor em tom sempre contrastante com as pétalas. Florescem no final do inverno e, cerca de 30 dias depois, inicia o processo de dormência que vai durar até o início do próximo ano.


Cuidados com os bulbos:

É na época da dormência que os bulbos devem ser manipulados, nunca durante o crescimento e floração. Os bulbos poderão ser retirados do solo, armazenados em local fresco e seco enquanto se aguarda que ele próprio inicie o processo de brotação. É possível, também, deixar o bulbo dormente no solo, pois ele não morrerá, exceto se eventualmente ocorrer ataque de lagartas, que podem destruir completamente o bulbo.

Paeonia


Nome Científico: Paeonia sp

Nome Popular: Peônia

Família: Paeoniaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: Ásia, Sul da Europa e Oeste da América do Norte

Ciclo de Vida: Perene



A classificação antiga inseria o gênero Paeonia na família Ranunculaceae, no entanto atualmente ela apresenta uma família própria: Paeoniaceae. O gênero Paeonia comprende cerca de 80 espécies, entre plantas herbáceas e lenhosas. Ocorrem também diversas variedades resultantes de hibridizações e seleções de peônias, principalmente na China, onde ela é uma importante planta ornamental, sendo considerada, inclusive, como símbolo nacional.
O porte das peônias varia de 0,5 a 1,5 metros de altura. As folhas são compostas, com folíolos inteiros ou profundamente lobadas, caducas em algumas espécies. As
flores são grandes, delicadamente perfumadas e podem ser simples, semidobradas e dobradas, de cores muito variadas e surgem no final da primavera e início do verão.
A espécie P. lactiflora (Peônia Chinesa) é também bastante conhecida como planta medicinal, e suas raízes foram muito utilizadas no tratamento de convulsões. Já a P. officinallis (Peônia Européia) é usada como vasoconstritora e tônica da circulação.
De crescimento lento, mas recompensador, a Peônia é utilizada isolada ou em grupos, prestando-se para a formação de maciços e renques junto a muros, assim como flor-de-corte. Elas devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não se adapta muito bem a climas quentes, onde deve ser cultivada à meia-sombra. Multiplica-se por sementes, enxertia e por divisão dos rizomas.
Medicinal

Indicações: Febre, dor, sangramentos, feridas, hemorragias, hemorróidas.

Propriedades: Vasoconstritora, anti-espasmódica.

Partes usadas: Folhas, raízes.